Anúncios

DonkeyMails.com: No Minimum Payout

domingo, 27 de maio de 2012

Tutorial HTML 5, parte 2 - Diagramação

Vamos a questão da diagramação!

Anteriormente, quando fazíamos a diagramação de nossos sites, utilizávamos <div>, <div> e mais <div>... bom, isso não mudou muito, porem, agora, ao invés de criarmos um <div> para para definirmos os setores de nosso layout, temos um conjunto de tags para tornar mais lógica a distribuição do conteúdo de nossas páginas, facilitando o trabalho de ferramentas de indexação e, até mesmo, de acessibilidade. São essas tags:
  • <header></header> : define o "cabeçalho" de sua página ou de seções da mesma, ou seja, na maioria dos sites, onde ficam o logotipo e/ou título da página e opções de navegação, e, no caso de seções, onde se encontram o título e eventuais descrições;
  • <nav></nav> : define as opções de navegação, ou seja, é a área onde se definem os menus (listas) de navegação para as páginas de seu site;
  • <article></article> : define um artigo ou, de forma mais "clara", uma área de página que reúne um determinado tipo de conteúdo, como, por exemplo, as de postagens de um blog;
  • <section></section> : define uma seção "genérica" de uma página, ou seja, uma parte "qualquer" de uma página (eu, normalmente, o utilizo para separar elementos relacionados, como, no caso de um blog, cada post);
  • <aside></aside> : define uma área lateral ao conteúdo principal da página, como uma barra lateral ou menu lateral (se fossemos utilizar este blog como exemplo e ele fosse construído utilizando HTML 5, a área a direita desta postagem poderia ser montada dentro de uma tag "aside");
  • <footer></footer> : assim como a tag <header> define um cabeçalho, a tag <footer> define um rodapé, seja de uma página, seja de uma seção.
Atualmente, com HTML 5, a estruturação de uma página se baseia principalmente nesses elementos. A tag "div" com função de "container", hoje em dia, eu diria servir apenas para definir as propriedades do corpo (body). O uso de "divs" para o estruturar o conteúdo dos elementos citados, continua, praticamente, o mesmo, porem já existem alguns elementos para algumas dessas "utilidades", como é o caso da tag <hgroup>, que agrupa elementos de cabeçalho (h1 a h6) subsequentes em uma página (por exemplo, quando temos um título e um subtítulo utilizando, respectivamente, as tag <h1> e <h2>, podemos agrupá-los em uma tag <hgroup></hgroup>).
Para demonstrar esse novo método de estruturação, abaixo segue um exemplo teórico e bem simples (sem qualquer conteúdo), seguido de um link para um exemplo "prático" bem simples que eu, inclusive, utilizei recentemente para um trabalho da faculdade.

1:  <!DOCTYPE html>  
2:  <html>  
3:  <head>  
4:       <title>Meu blog</title>  
5:  </head>  
6:  <body>  
7:       <header>  
8:            <h1>Meu blog</h1>  
9:            <nav>  
10:                 <ul>  
11:                      <li><a href="#">Home</a></li>  
12:                      <li><a href="#">Outra página</a></li>  
13:                      <li><a href="#">Uma terceira página</a></li>  
14:                 </ul>  
15:            </nav>  
16:       </header>       
17:         
18:       <article id="art_postagens">  
19:              
20:            <section class="postagem">  
21:                 <header>  
22:                      <hgroup>  
23:                           <h3>Seja bem vindo ao blog "Meu blog"!</h3>  
24:                           <h4>Aqui você encontra muito conteúdo interessante</h4>  
25:                      </hgroup>                      
26:                 </header>  
27:                 <div class="sectioncontent">  
28:                      <p>Este é apenas um texto introdutório, com o intuito de promover esta página...</p>  
29:                      <p>Falta de criatividade para redigir um texto que faça algum sentido para um mero exemplo é um problema.</p>  
30:                 </div>       
31:            </section>  
32:              
33:            <section class="postagem">  
34:                 <header>  
35:                      <hgroup>  
36:                           <h3>Uma segunda postagem qualquer...</h3>  
37:                           <h4>Nãoi consegui pensar em nada melhor para escrever aqui.</h4>  
38:                      </hgroup>                      
39:                 </header>  
40:                 <div class="sectioncontent">  
41:                      <p>Ainda bem que escolhi fazer Sistemas de Informação a Letras, pois não tenho a mínima criatividade para escrever.</p>  
42:                 </div>       
43:            </section>  
44:              
45:       </article>  
46:         
47:       <aside id="sidebar_amigos">  
48:            <section class="listablogs">  
49:                 <h4>Blogs amigos:</h4>  
50:                 <ul>  
51:                           <li><a href="#">GcmInfo</a></li>  
52:                           <li><a href="#">Blog do José</a></li>  
53:                           <li><a href="#">Blog da Maria</a></li>  
54:                 </ul>  
55:            </section>  
56:       </aside>  
57:         
58:       <footer>  
59:            <p>Desenvolvido por Guilherme Caeiro de Mattos.</p>  
60:       </footer>  
61:         
62:  </body>  
63:  </html>  


Agora, ao exemplo mais prático:
Para visualizá-lo, basta clicar em "exemplo" abaixo e, para visualizar o código do mesmo, basta, em seu navegador, procurar pela opção "Visualizar/Exibir código fonte" ou, na maioria dos casos, apertar em seu teclado "CTRL + U".

Exemplo




Bom, acho que isto foi tudo por enquanto.

Quanto ao próximo post, não tenho certeza do que irei tratar, porem, quando resolver isso, editarei esta postagem e começarei a escrever a próxima.
Ah! Também é possível que eu edite esta para adicionar algo que possa ter ficado faltando (por exemplo, estou pensando em comentar o código HTML postado aqui, apesar de o mesmo já ser meio "auto explicativo".


Tutorial HTML 5, parte 3 - ...

As formatações efetuadas nos comandos e trechos de arquivos de configuração foram geradas utilizando a "ferramenta" Source Code Formatter, encontrada neste link.

Tutorial HTML5, parte 1 - Introdução

Como prometido, mesmo que com um pouco de atraso (na realidade, muito atraso), hoje estou aqui para iniciar um tutorial básico sobre HTML5, onde irei tratar das principais alterações estruturais, novos elementos e algumas coisas mais.
Eu gostaria de enfatizar que, por ser algo bem básico, este será apenas uma espécia "resumo" das novidades trazidas pela nova versão da linguagem de marcação HTML, mas, para não ficar apenas na "teoria", tentarei fazer uso de exemplos práticos e, é claro, não entrarei nas questões "básicas" do HTML, tendo em vista que este tutorial se dirige a pessoas que já tenham, pelo menos, a base da versão anterior.

Bom, como a grande maioria já deve saber, a linguagem de marcação HTML (HyperText Markup Language) teve seu conceito formulado bem no final da década de 80 e sua publicação apenas em 1991. De lá para cá, já se foram duas décadas e a linguagem recebeu um total de 4 versões e alguns updates dessas versões (atualmente, o padrão vigente é o 4.01), e já foi, inclusive, "sucedida" pelo XHTML. 
Mesmo assim, desde de 2008, o W3C, visando substituir os padrões HTML 4.01 e o XHTML, aderiu ao desenvolvimento do HTML 5,que já estava sendo desenvolvido por outro grupo desde 2004.

Atualmente, esse nova versão já se encontra quase ao ponto de ser oficialmente lançada e, inclusive, já é parcialmente suportada (pelo menos, os principais recursos) por quase todos os principais navegadores atualmente no mercado.


Com essa nova versão do HTML, busca-se, dentre outras coisas, criar uma semântica clara no código, facilitar a acessibilidade, reduzir o uso de plugins (como o Flash) para adição conteúdo animado e interativo, adicionar novas tags para trabalhar com conteúdo comummente utilizado (como audio e vídeo), reduzindo a necessidade de scripts, e permitir a execução das páginas em qualquer dispositivo.


Agora, deixando de "blá, blá, blá" , vamos a estrutura básica de uma página HTML 5:

 <!DOCTYPE html>  
 <html>  
 <head>  
    <title>Título da pagina</title>  
 </head>  
 <body>  
 </body>  
 </html>  

Como é possível perceber, a estrutura é idêntica a da versão anterior do HTML, porem, há uma única "particularidade", a declaração do "DOCTYPE", onde agora só é especificado como "html".
 
 <!DOCTYPE html>  

Todo o resto, que antes era declarado dentro do DOCTYPE, agora fica a cargo do navegador.

Bom, eu sei que este post foi bem curto, mas pretendo começar o tutorial propriamente dito na próxima postagem, falando da questão da diagramação e os novos elementos para tal.

 Tutorial HTML5, parte 2 - Diagramação

As formatações efetuadas nos comandos e trechos de arquivos de configuração foram geradas utilizando a "ferramenta" Source Code Formatter, encontrada neste link.

Anúncios

DonkeyMails.com: No Minimum Payout