Anúncios

DonkeyMails.com: No Minimum Payout

sábado, 2 de abril de 2011

Dica: Parar contagem regressiva do Grub

Eis que aqui estou novamente postando uma dica! Desta vez irei falar sobre o Grub!
...
Quando instalamos o Ubuntu ou outra distribuição Linux, que use o Grub como "gerenciador de boot", em Dual Boot com outro sistema operacional, percebemos que o menu com as opções para boot fica disponível apenas por 10 segundos (contagem que se apresenta na parte inferior da tela), sendo iniciada a opção default (que fica destacada) após o término do tempo.
No caso de muitas pessoas que tem o costume de ligar o computador e ir fazer outras coisas enquanto o sistema não é iniciado por completo, isto pode ser um incomodo, pois pode acabar sendo carregado outro SO que não seja o desejado caso a pessoa se esqueça de selecionar a opção devida dentro do tempo disponível.

Para aumentar ou simplesmente acabar com tal contagem regressiva, basta editar um determinado arquivo de configuração do Grub.

No caso de versões anteriores ao Grub 2, o arquivo em questão é o "/boot/grub/menu.lst". Nele é só procurar pela linha abaixo e efetuar as alterações de acordo com a necessidade:
 timeout 10 #Vale lembrar que o valor do timeout pode estar diferente
Para iniciar o sistema default ("padrão") de imediato, sem a contagem, é só atribuir o valor 0 (zero):
 timeout 0

Para remover a contagem, permitindo que o menu fique ativo até alguma opção ser selecionada, basta remover ou comentar a linha:
 #timeout 10

Para aumentar o tempo da contagem regressiva, logicamente, aumenta-se o valor atribuído:
 timeout 60 #Contagem aumentada para 60 segundos

No caso do Grub 2, as coisas funcionam de modo um pouco diferente. Nele não existe o arquivo "menu.lst", mas, em contra partida, há o "/etc/default/grub". Além disso, após qualquer alteração, é necessário executar o comando "update-grub" para que as mudanças tenham efeito.
Seguindo a mesma ordem do caso acima, para iniciar o sistema padrão de imediato, é só atribuir 0 (zero) a "GRUB_TIMEOUT", assim como feito abaixo:
 GRUB_TIMEOUT=0

Para remover a contagem, deixando o menu de maneira estática até que algo seja selecionado, basta atribuir um número negativo à mesma opção:
 GRUB_TIMEOUT=-1 #Comentá-la não funcionaria, pois seria considerado um valor padrão, que é 10

Para aumentar o tempo da contagem, como no caso anterior, aumenta-se o valor atribuído:
 GRUB_TIMEOUT=60 #Contagem aumentada para 60 segundos

Tendo sido as alterações feitas conforme necessário, agora é só executar o comando "update-grub" como root que as mesmas terão efeito:
 sudo update-grub

Bom, eu citei várias vezes um tal opção "padrão" (default), certo? Para quem não faz ideia do que estou falando, ela é a que, no menu, fica "selecionada" por padrão, sendo geralmente a primeira. Para alterar qual será a entrada "default" basta:
  • Em versões anteriores ao Grub 2: alterar o valor atribuído à "default", lembrando que a contagem começa a partir do 0 (zero);
  • No Grub 2: alterar o valor atribuído à "GRUB_DEFAULT", lembrando novamente que a contagem começa a partir do 0 (zero).
Como de costume, espero que esta dica tenha sido útil! Se houver qualquer dúvida ou encontrarem qualquer erro neste post, não deixem de comentar!

Na próxima postagem pretendo aproveitar o "embalo" e falar novamente sobre o Grub 2, especificamente, escreverei sobre "como proteger o modo de recuperação com senha".

Até a próxima!

As formatações efetuadas nos comandos e trechos de arquivos de configuração foram geradas utilizando a "ferramenta" Source Code Formatter, encontrada neste link.
Quanto as fontes utilizadas para a criação deste tópico, não tenho como informar ao certo, pois foi constituído de informações coletadas há muito tempo e de diversos lugares. Além disso, a forma de remover a contagem no Grub 2 descobri na tentativa e erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

DonkeyMails.com: No Minimum Payout